Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Campanha "Em casa ou no mundo virtual, a violência é real" é lançada em Cruzeiro do Sul

    O Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC) e o Governo do Estado lançaram, nesta terça-feira (4), a campanha ‘Em casa ou no mundo virtual, a violência é real’, protagonizada pela cantora Ivete Sangalo. A campanha tem o objetivo de propiciar a crianças e adolescentes o despertar contra esse tipo de vitimização também pela internet, através da veiculação de informações em rádios, tv, internet e panfletos. O lançamento aconteceu na Tenda da Cultura, na Expoacre Juruá com a presença de representantes de diversas instituições. Llançada no mês de agosto em Rio Branco, a Campanha agora está sendo expandida para todos os municípios do Estado.

    “Somente com o esforço de todos e a parceria de instituições é que se poderá enfrentar o problema de forma eficaz. Todos podem ser replicadores dessa nossa preocupação. É preciso estimular, denunciar, para que, a partir daí, os responsáveis por esses crimes sejam punidos” disse a Procuradora-Geral do MP/AC Patrícia de Amorim Rêgo durante o lançamento.

    A proposta do MP é sensibilizar toda a sociedade de Cruzeiro do Sul e demais municípios que compõem a regional para o enfrentamento das diversas formas de violência contra crianças e adolescentes. “Crianças e adolescentes precisam ter o direito ao desenvolvimento do exercício de uma sexualidade segura e saudável, livre do abuso e da exploração sexual, seja em casa ou no mundo virtual”, disse o Procurador e Coordenador da Infância e Juventude, Carlos Roberto da Silva Maia.

    Dados da Promotoria de Justiça e Conselho Tutelar em Cruzeiro do Sul mostra que de 2008 a 2012 houve 132 denúncias. E no Disque Direitos Humanos (Disk 100), os dados referentes à violência sexual contra crianças e adolescentes, colocam o Acre em segundo lugar no ranking de denúncias por grupo de 100 mil habitantes.

    Um estudo inédito do sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) divulgado este ano, mostra que a violência sexual é o segundo tipo de violência mais comum contra crianças brasileiras de zero a nove anos. Com 35% das notificações, ela está atrás apenas da negligência e abandono, que juntos respondem por 36% dos casos denunciados. De acordo com o VIVA, a violência sexual é também a segunda agressão mais cometida contra adolescentes de 10 a 14 anos, representando 10,5% das notificações – atrás apenas da violência física (13,3%).

    “É preciso que todos os casos de suspeita ou confirmação de violência contra crianças e adolescentes, sejam notificados, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A união do poder público e sociedade civil é fator primordial no enfrentamento desta violação aos direitos e requer a prioridade absoluta, prioridade na sua proteção, estabelecido no texto constitucional,” reiterou Carlos Maia. A campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes está prevista no Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra Criança e Adolescente, proveniente de articulação de diversas instituições que compõem a Rede de Atenção à Criança e Adolescente e no Planejamento Estratégico 2010/2015 do Ministério Público do Estado do Acre.

    Para o promotor de justiça Ildon Peres, foi um acerto a identificação do ambiente virtual como foco da campanha, já que a internet vem sendo um vetor para a prática de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. “A identificação dessa realidade é mais um sinal do compromisso do Ministério Público de renovar ferramentas para combater o crime onde quer que ele aconteça” diz ele.

    O representante da OAB/AC, Adilson Olimpio Costa enfatizou que todos devem se sentir responsáveis pela integridade física e psicológica seja parente, vizinho ou conhecido. “Trata-se de um assunto que diz respeito não apenas às instituições, mas a cada um de nós”, afirmou. Panfletos da campanha serão entregues até domingo durante a Expoacre Juruá e os spots, VTs da Campanha já estão sendo veiculados nas rádios e emissoras de TV locais em parceria com a mídia local.

    • Publicações715
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações128
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/campanha-em-casa-ou-no-mundo-virtual-a-violencia-e-real-e-lancada-em-cruzeiro-do-sul/100052695

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)